Pontos de Encontro – Cultura a unir os povos
Realizado pelo Instituto Casa Comum, em parceria com o Programa Scholas Occurrentes, o seminário aconteceu com a participação de 48 pessoas, de 28 entidades com atuação em cultura, natureza e comunidades de diversos países da América Latina. O Seminário fez parte do IV Congresso do Scholas Cátedras – Universidades em saída – (ação do Programa Scholas Occurrentes junto a universidades de todo mundo) e teve por objetivo sistematizar experiências de Pontos de Cultura e movimentos pela Cultura Viva Comunitária na América Latina, bem como a apresentação de propostas para transformação dessas experiências em projeto mundial, via a criação de um Fundo Mundial para a Cultura do Encontro.
A intenção é oferecer políticas públicas para a Cultura do Encontro, da paz e da convivência, baseados na experiência brasileira com o programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura, que chegaram a alcançar 3.500 Pontos de Cultura em 1.100 municípios, beneficiando 9 milhões de pessoas, entre 2004/10 (dados do IPEA). Posteriormente essa política pública transformou-se em movimento latino americano e hoje está presente em 17 países. Agora, a intenção da parceria é fortalecer e expandir a experiência através de Pontos de Encontro, que ficariam encarregados da formação de Agentes Jovens de Comunidade, de maneira abrangente, e sempre voltada para o desenvolvimento comunitário e cidadão, notadamente nos campos das artes e da cultura, da recreação e o lazer, comunicação popular e cultura digital, ambiente e organização cidadã e democrática.
Durante o seminário também ocorreu o lançamento do livro Cultura a Unir os Povos, a arte do encontro, de autoria de Célio Turino e fotos de Mário Miranda, com apoio e edição do Instituto Olga Kos; também houve exposição de fotos contidas no livro, igualmente com apoio do Instituto Olga Kos. Ao final foi redigida a Carta de Castelgandolfo, assinada por todos os presentes e entregue ao Papa Francisco, que já respondeu a mesma, e cujas medidas serão em breve anunciadas. O seminário também contou com o apoio do Instituto de Políticas Relacionais.
Vila Pontifícia de Castelgandolfo/Vaticano, de 27 a 29 de junho de 2018. |